terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Click's do final de semana em Cocal

Liliane, D. Teresinha, Everton. Tieta, Chaguinha e Padre Oscar na Festa de 60 anos de Casamento de Dona Maria e Seu Antonio em Cocal
André, Padre Oscar, Fabricio e Everton Azevedo
Fabricio, Nenem Almeida, Luciano, André e Oscar
Ao centro Vereadora Marilene de Cocal ao lado de amigo na comemoração de 60 anos de casamento de seus pais.

sábado, 26 de dezembro de 2015

A gordinha se garante - Farra da Gordinha em Buriti dos Lopes


Click's do Aniversário de 1 ano do Pequeno Arthur

Por: Everton Azevedo

REFLETINDO - O sentido do Natal por Lucas Silva

O natal é para celebrar o nascimento de Jesus, mas porque o personagem principal é tão esquecido, enquanto o velhinho barrigudo e barbudo é tão festejado?
Sabemos que Jesus não nasceu nesta data, que provavelmente tenha nascido em setembro, mas culturalmente esta data é lembrada por todos como a do nascimento.
Dia 25 ou não a sociedade ainda não aprendeu, sobre o verdadeiro significado desta data, celebrar o rei do amor, que ensinou a viver entre os pobres, o homem mais importante da história, ensinou a incluir os diferentes, a ajudar os necessitados, a acolher os que erram, mas nós, queremos mesmo é comprar, ganhar, festejar sem sentido algum, transformando o aniversário do amor e da caridade em puro consumismo, e como ficam os que não podem pagar? E como será o natal dos moradores de rua e dos órfãos e necessitados?
O que a sociedade precisa estava sobrando em Jesus. Amor.

A sociedade moderna e sua correria transformou esta data em mero consumismo, e o velhinho tomou o lugar do salvador, logo, quem lembra que existe um salvador? Que deu a vida pela humanidade? Se tem um vovô dando presentes em um saquinho?

População de Buriti dos Lopes faz manifestação em frente do escritório da AGESPISA.

A população da cidade de Buriti dos Lopes parou a BR-343 em protesto na tarde desta quinta-feira, dia 24. A manifestação aconteceu em frente ao prédio da Agespisa. Veículos eram parados enquanto os manifestantes realizavam o ato.
Eles se posicionaram na rodovia segurando faixas e impedindo a passagem de veículos no local. A Polícia Militar e a PRF acompanharam tudo de perto. O ato ocorreu pacificamente. O motivo do manifesto é a reivindicação contra as péssimas condições de abastecimento de água na cidade. Há mais de três meses que moradores convivem com as constantes falta de água.
Moradores usaram o microfone de um carro de som e relataram o drama que estão passando. O morador Elizeu, residente da Travessa Maranhão relatou que em sua residência a água não chega há cerca de 22 dias. Outros moradores do Centro da cidade e dos bairros Outro Lado da Passagem e Macambira relataram o mesmo problema.

Os manifestantes prometeram voltar à BR nos próximos dias se a Agespisa não solucionar o problema. Ninguém da empresa foi até o local para dá uma satisfação, o que demonstra total desrespeito e falta de interesse da empresa em solucionar o caso.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Padre explica polemica do levanto do mastro em Buriti dos Lopes

“Fizemos um acordo e este acordo simplesmente foi desrespeitado pelo grupo”, afirma Padre Paulo Jorge.  O sacerdote afirma ainda que em nenhum momento a tradição local foi ignorada ou desrespeitada.
A abertura dos festejos da padroeira de Buriti dos Lopes ocorrido na tarde de ontem (22), foi marcada pela grande participação dos fiéis e devotos na festa, e também pela polemica que envolveu o pároco padre Paulo Jorge e o grupo que organiza o cortejo do mastro.  
A recusa do padre em não realizar a tradicional benção e aspersão do mastro foi o assunto mais comentado nos portais de notícias da região e nas redes sociais. O padre foi alvo de vários comentários maldosos na internet. 
O Portal Tribuna do Norte entrou em contato com o padre na manhã de hoje dia 23, e ele deu a sua versão para a polemica que se tornou o assunto mais comentado na cidade no dia de hoje.
De acordo com o padre, havia um combinado entre ele os organizadores do mastro, para que, em determinado local, na altura do outro lado da passagem, os condutores do mastro esperassem o padre com o carro de som, bem como os grupos de base da paróquia, para que todos marchassem cantado o hino da padroeira em procissão até a matriz.
O acordo foi desrespeitado por parte dos organizadores do mastro que não esperaram o pároco. Por conta disso, o padre disse que eles mesmos realizassem o levanto do mastro. O sacerdote afirma ainda que em nenhum momento a tradição local foi ignorada ou despeitada.

“Fizemos um acordo e este acordo simplesmente foi desrespeitado pelo grupo”, disse o padre. O pároco lembra ainda que a benção do mastro foi feita antes da missa de abertura na presença de muitos devotos.
Antes de ser levantado, alguns populares jogaram cachaça no mastro (Foto: Boca do Povo)

Fonte: Portal Tribuna do Norte

Polêmicas marcam o Levante do Mastro no festejo da padroeira de Buriti dos Lopes

O dia de terça-feira, 22/12, era pra ser somente de alegria para o povo católico da cidade de Buriti dos Lopes. Mas, não foi isso que se viu na tarde que marcava a abertura dos festejos de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade. Eram 16h30 quando uma multidão trazendo o tradicional mastro chegou em frente a igreja matriz depois do trajeto de busca do mastro.

Ao parar em seu ponto final de longos anos, começou todo o ritual tradicional de colocar a bandeira com a imagem da santa na ponta do mastro e muita dança ao som de uma batucada regada de muita “cachaça”, tudo repetido como anteriormente.

No entanto, as 17h20 quando o locutor da igreja anunciou que o mastro seria levantando, homens e mulheres que saíram desde cedo de suas residências para buscar o mastro se revoltaram porque o padre não apareceu para a tradicional benção e se recusavam a levantar o pau. Em protesto, um grande número de populares iniciou uma gritaria, seguido por dezenas de pessoas.

Segundo informações, o padre não apareceria naquele momento para a tradicional benção sob a alegação de que um trato combinado não teria sido cumprido por parte dos organizadores do levante do mastro. Já os organizadores alegam que não sabiam de nenhum trato.

Depois de muito bate boca entre os organizadores e alguns membros da igreja, enfim por volta das 17h55 o mastro foi levantado sem a benção do padre e com o ‘batismo’ de populares que derramaram litros de cachaças sob o pau, arrancando aplausos de alguns e revolta em outros.

Já por volta das 19h05 quando a missa foi iniciada, o padre Paulo Jorge se dirigiu até o mastro já levantado e benzeu o mesmo, jogando água benta no pau e nos fiéis que assistiam a santa missa. Quase ninguém que foi buscar o mastro viu esse momento. Um grupo que estava um pouco afastado da igreja ainda tentou se aproximar para protestar.
Padre Paulo Jorge dando a benção do mastro com água benta para os fieis presentes
Benção do Mastro de Nossa Senhora dos Remédios

Fonte: Portal Boca do Povo Edição: Everton Azevedo

Colação de Grau do 9º ano de Barra do Longá

A Colação de Grau do 9º do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Jonas Escorcio Alexandrino emocionou pais e familiares de alunos, bem como professores e a equipe gestora da escola, em cerimônia repleta de homenagens, realizada no dia 21 de dezembro.
O Prefeito Bernildo Val foi o Patrono da Turma, que em seu discurso parabenizou aos jovens pela conclusão do ensino fundamental.
Participaram ainda da solenidade a Secretaria de Educação Nilma Val, a Secretaria de Cultura Mazé Silva, o Professor Roberto Rivelino que foi homenageado pela turma.